Dia Internacional das Cidades Educadoras 2020

O Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra associa-se ao Município do Montijo na comemoração de mais uma edição do Dia Internacional da Cidade Educadora (30 de novembro), este ano, sob o lema “(Cidades Educadoras:) 30 anos a transformar cidades e pessoas, para um mundo melhor”.

Neste espaço apresentamos à comunidade uma série de trabalhos, realizados no nosso Agrupamento, neste ano letivo e em anos letivos anteriores, que se enquadram nesta iniciativa.

Para mais informações sobre esta iniciativa consultar:

____________________________________________________________________________

DOCUMENTOS REFERÊNCIA PARA OS TRABALHOS

TRABALHOS REALIZADOS POR ALUNOS
(ano letivo 2020/21)

1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico – Trabalhos Diversos

2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico – Trabalhos Diversos

NT2A – Jogo “Quantos Queres” Cidades Educadoras

4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico – Folhetos Cidades Educadoras

Projeto eco-escolas – Este Natal os enfeites estão por tua conta e comemoração da 5.ª edição do Dia Internacional da Cidade Educadora

Todas a comunidade escolar  da EBI do Esteval (incluindo a  equipa de assistentes operacionais) aderiram a este projeto Eco Escolas. Foram construídos os enfeites de natal usando para o efeito embalagens Tetra pack com os quais se enfeitou a árvore de natal construída em materiais reciclados e montada para o efeito no átrio da escola. Foram ainda decorados  outros espaços e vitrines do mesmo espaço escolar. O 1.º CEB construiu o painel do presépio em articulação com o pré-escolar  e o 3.º ciclo completou  com árvores de natal  suspensas.

Estes trabalhos foram elaborados nas aulas de, cidadania e desenvolvimento, projeto e educação visual nos 2.º e 3.º ciclos e com as educadoras e professoras titulares de turma nos ciclos de escolaridade abaixo.

Cada turma em hora apropriada e seguindo as regras em vigor devido à pandemia, deslocou-se ao átrio da escola para participar na decoração de Natal com os seus trabalhos. A ocasião foi também uma excelente oportunidade para comemorar a 5.ª edição do Dia Internacional da Cidade Educadora e do 30.º Aniversário da Proclamação da Carta das Cidades Educadoras culminando com a  entrega das ofertas da Câmara Municipal alusivas à efeméride.

Hino das Cidades Educadoras

Cantado pelos alunos das diversas turmas do 3.º ano do Agrupamento. Esta secção vai ser atualizada regularmente.

E3A (EBI do Esteval)

TRABALHOS REALIZADOS POR ALUNOS
(anos letivos anteriores)

A Cidade do Montijo e o Agrupamento – alunos do Curso Profissional Técnico/a de Multimédia (ano letivo 2012/2013)
“Projeto Ser Solidário” – articulação entre o PIEF e o Curso Profissional Técnico/a de Multimédia (ano letivo 2012/2013)
É Natal na nossa escola – Imagens das várias decorações de natal elaboradas para diferentes espaços do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra (ano letivo 2012/2013)
“De boa vontade” – esta curta de animação foi um projeto realizado pelos alunos do Curso Profissional Técnico/a de Multimédia, em Março de 2011. Realizado num tempo recorde, faz a abordagem ao tema voluntariado.
“Street Life” – Curta de animação stop-motion. Produção PIEF T1 (ano letivo 2011/2012)
Saber Viver em Sociedade” – No âmbito do 1.º projeto “Saber Viver em Sociedade” da medida PIEF, os alunos realizaram diversas atividades, como por exemplo, a Comemoração do Dia Mundial da Alimentação – dia 16 de outubro de 2014
“A Casa das Roupas” (ano letivo 2014/2015)
“Dia Mundial do Não Fumador – PIEF” – No âmbito do 2.º projeto “Escolhas” da medida PIEF e, em articulação com o GIC, os alunos realizaram diversas atividades relacionadas com a Comemoração do Dia Mundial do Não Fumador – 17 de novembro de 2014.
“Projeto dos Afetos / Abraços – Janeiro 2013” – Promoção
“Dia dos Afetos – 11 de fevereiro de 2016”
“Missão Pijama 2016 EB1/JI Bairro do Areias” (ano letivo 2016/2017)
“Dia do Afetos (Fevereiro 2018) – Divulgação”
Processo de montagem da exposição “A Arte dos Presépios” – 10.ª edição.
2 de dezembro a 6 de janeiro de 2019 – Museu Municipal Casa Mora e Posto de Turismo (Montijo).
Montagem da exposição e registo fotográfico dos alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Vitrinismo e de Multimédia do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, Montijo, ano letivo 2018-2019.